Outubro/2019 quente no Paraná.

Outubro de 2019 seguiu com valores de chuva abaixo das médias históricas no Paraná. Voltou a chover em boa parte do Estado, mas ainda com déficit de chuva em relação ao histórico. Em alguns municípios do noroeste a anomalia negativa de chuva ultrapassou os 120 mm! Já em parte do norte, RMC e litoral os valores ficaram mais próximos das médias (anomalia negativa de 20 a 40 mm). Ao longo do mês tivemos vários dias onde o tempo esteve instável, mas no geral as instabilidades atuaram de forma pontual apenas. Frentes frias mais organizadas, com temporais, avançaram pelo Estado nos dias 02/10 e entre 27 e 28/10. Dia 25/10 houve granizo na RMC.

Anomalia de precipitação (mm) - Outubro de 2019

Chuva acumulada (mm) - Outubro de 2019

Um dos destaques do mês foram para as altas temperaturas observadas em boa parte das regiões paranaenses. Na maior parte do Estado a anomalia de temperatura média ficou acima dos 2°C! No litoral os valores de temperatura ficaram mais perto das médias.

Anomalia de Temperatura média (°C) - Outubro de 2019

Com relação aos valores extremos de temperatura, tivemos como destaque Palotina e Loanda, cidades onde as temperaturas ultrapassaram os 40°C durante o mês!

Temperatura máxima (°C) - Outubro de 2019