Histórico


Prédio Simepar Imagem

Uma história de Sucesso

Instituído em 1993 pelo Decreto Estadual n° 1752, o SIMEPAR – Sistema Meteorológico do Paraná foi mantido por sete anos através de um convênio entre a COPEL - Companhia Paranaense de Energia e o IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná, com a interveniência da Universidade Federal do Paraná.

Em consequência do processo de reestruturação do setor energético e da necessidade de autonomia em busca de novos negócios, em 25 de maio de 2000, através do Decreto Estadual n° 2047, as atividades do Sistema Meteorológico do Paraná foram transferidas para o Instituto Tecnológico *SIMEPAR*, unidade complementar do Serviço Social Autônomo Paraná Tecnologia, vinculado à SETI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.

Sua sede está situada em Curitiba, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.


Modernidade e Inovação

O Instituto Tecnológico SIMEPAR é um empreendimento inovador.

Sua finalidade é prover a sociedade de informações de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental, bem como conceber, desenvolver e executar projetos de pesquisa científica e tecnológica, formação e capacitação profissional.

Para bem realizar sua missão, combina o estado da arte em tecnologia, equipe altamente qualificada e um moderno modelo de gestão empresarial orientado para a qualidade e a inovação com responsabilidade social.

Baseada no trinômio Ciência - Tecnologia - Inovação, a excelência das tecnologias de previsão e monitoramento do tempo e clima do Instituto Tecnológico SIMEPAR coloca o Estado do Paraná na vanguarda nacional.

A estrutura organizacional do Instituto Tecnológico SIMEPAR é composta por um Conselho de Gestão, uma Diretoria Executiva e 5 Coordenadorias Técnicas (Monitoramento e Previsão, Infra-estrutura, Integração Tecnológica, Informática e Administração).

Prédio Simepar Imagem
  • Atividades e Responsabilidades:
    • Cordenadoria de Monitoramento e Previsão é responsável pela execução das atividades de monitoramento e previsão de tempo, elaboração de laudos meteorológicos e fornecimento de dados hidrometeorológicos, bem como pela disseminação dos mesmos.

    • A Coordenadoria de Infra-estrutura é responsável pelas atividades de projeto, aquisição, instalação, operação, supervisão e manutenção da infra-estrutura de equipamentos e Laboratório de Padrões do SIMEPAR, e de serviços para outras entidades.

    • A Coordenadoria de Integração Tecnológica é responsável por coordenar e executar atividades de consultoria e supervisão técnica, desenvolvimento de projetos e integração tecnológica nas áreas de meteorologia, climatologia, hidrologia e recursos hídricos, bem como de prospecção tecnológica nas áreas de atuação do SIMEPAR.

    • A Coordenadoria de Informática é responsável pelas atividades de suporte e administração do sistema computacional do SIMEPAR, e pelo desenvolvimento de sistemas de disseminação e de visualização científica.

    • A Coordenadoria de Administração é responsável pela coordenação e execução de atividades de natureza administrativa, financeira, contábil e serviços gerais.

Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122