Painel de Poty Lazzarotto


Poty Lazzarotto (1924-1998) planejou e criou o projeto do mural O Tempo e a Vida, mas foi impedido pela fatalidade da morte de concretiza-lo. O projeto foi retomado pela direção do Simepar, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel. A sensibilidade das artistas plásticas Carmen Carini e Laila Tarran na interpretação do projeto, a competêcia técnica de R. A. Machado Construções Civis, responsável ela versão no concreto, e o acompanhamento diligente dos consultores Ennio Marques Ferreira, Maria José Justino e Maria Ester Teixeira Cruz instauraram no tempo o mural a que Poty já dera vida.

Poty Lazzarotto foi um dos mais expressivos artistas da modernidade brasileira. Sempre fiel ao figurativismo, tinha uma visão universalista da arte. Muralista, desenhista, ilustrador e gravador, Poty notabilizou-se pelo registro em murais de fatos cívicos, acontecimentos nacionais e aspectos da vida política, social, econômica e cultural. São de sua autoria inúmeros painéis e murais em edifícios públicos e particulares por todo o Brasil e algumas cidades do exterior, em madeira gravada, concreto ou cerâmica.

Mural 'O Tempo e a Vida' por Poty Lazzarotto Mural 'O Tempo e a Vida' por Poty Lazzarotto Mural 'O Tempo e a Vida' por Poty Lazzarotto Mural 'O Tempo e a Vida' por Poty Lazzarotto
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122