Tecnologia e Informações Ambientais


QUALIDADE E CONFIABILIDADE

O Instituto Tecnológico SIMEPAR gera produtos e presta serviços em tecnologia e informações ambientais.


MONITORAMENTO E PREVISÃO METEOROLÓGICA

Monitoramento

O SIMEPAR disponibiliza informações customizadas dos seus sistemas de monitoramento (rede telemétrica hidrometeorológica, radar, satélite e raios).

Previsão de curto prazo

Condições de tempo associadas à evolução temporal e espacial das tempestades e fenômenos como chuva intensa, raios e rajadas de vento. Informa a probabilidade de deslocamento das tempestades em curto intervalo de tempo (até seis horas) em áreas determinadas. Os boletins são atualizados a cada três horas na internet e podem ser disseminados em contato direto com o cliente por outros meios, em caso de situações de risco de eventos severos na área de abrangência (sul e sudeste do Brasil).

Previsão de médio prazo

resentada para cada município das regiões Sul e sudeste do Brasil, para um horizonte de seis horas e a cinco dias, com emissão de boletins periódicos sobre nebulosidade, chuvas, temperatura, vento, visibilidade e alerta de eventos severos e informações dos sistemas de monitoramento do SIMEPAR.


MONITORAMENTO E PREVISÃO CLIMÁTICA

Análise e previsão climática

Referente ao comportamento médio da atmosfera em períodos mais longos, como meses, trimestres e anos, considerando as variáveis chuva, temperatura e geada. Informa a ocorrência de fenômenos climáticos como El Niiño e La Niña. A previsão para o Estado do Paraná tem horizonte de três meses e atualização mensal, detalhando a previsão de geadas para três períodos consecutivos de dez dias, disseminada entre abril e setembro de cada ano. Um dos setores usuários é o agropecuário, que emprega as informações no planejamento da produção. Para Região Sul do Brasil, a previsão tem horizonte de três meses e atualização trimestral.


PREVISÃO CLIMÁTICA DE VAZÕES

Apresenta sequências de vazões com resolução mensal e horizonte de três a 12 meses condicionadas a padrões climáticos anômalos do oceano e da atmosfera.


MONITORAMENTO AMBIENTAL

Com processamento de dados de satélites meteorológicos, acoplado a um sistema de informações geográficas, identifica focos de calor e estado da vegetação. Estima risco de incêndio florestal através do monitoramento do estado da atmosfera (temperatura, umidade relativa e chuva antecedente) e das variáveis associadas, como estiagem, intensidade e direção do vento, chuva acumulada no mês e temperatura média no mês. Indica recursos para combate ao incêndio mais próximos da ocorrência.


PREVISÃO HIDROLÓGICA

Previsão e alerta de variações abruptas de nível em rios e reservatórios em tempo real, usando modelo hidrológico chuva-vazão-propagação integrado ao monitoramento telemétrico e previsão quantitativa de chuva. Alerta de chuvas intensas em tempo real com análise estatística do tempo de retorno da chuva horária.


DADOS HISTÓRICOS E EM TEMPO REAL

Localização, data e hora, intensidade e polaridade das descargas atmosféricas. Nível dos rios, precipitação, pressão atmosférica, temperatura, umidade, vento e radiação coletados pela rede de estações telemétricas do SIMEPAR.


LAUDOS E PARECERES TÉCNICOS

Os laudos são baseados em dados e análises das condições de tempo para fins de seguro, rede elétrica, impactos ambientais, entre outros. Os pareceres caracterizam e analisam anomalias – tais como chuvas, temperaturas, geadas e descargas atmosféricas – quanto à sua intensidade, persistência e recorrência.


Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122