Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 25 de Setembro de 2017 - 13 h 13 min

As temperaturas máximas desta manhã podem ser conferidas na figura. A massa de ar quente que predomina numa vasta área que se estende do Centro-Oeste do País até a Bolívia, Paraguai e o norte da Argentina ainda possibilita que setores do sul do Brasil não sintam os efeitos de outra massa de ar, menos aquecida, que se deslocou à retaguarda da frente fria.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 25 de Setembro de 2017 - 11 h 02 min

Chuvas isoladas são detectadas pelo radar meteorológico do SIMEPAR, de Cascavel. Na região central estas chuvas abrangem uma área um pouco mais abrangente. As informações foram organizadas às 11 h.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 25 de Setembro de 2017 - 07 h 48 min

Houve o deslocamento de uma frente fria sobre o Paraná neste fim de semana e, à retaguarda avançou um ar menos aquecido no sul do País. No Paraná o dia amanheceu com temperaturas amenas nas regiões central, sul e sudeste. No oeste e no noroeste o ar ainda se mantém aquecido e bastante instável.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 25 de Setembro de 2017 - 05 h 40 min

Entre o sábado e a madrugada desta segunda-feira, ocorreram chuvas no Paraná. Embora tenham apresentado um caráter bem irregular, algumas estações com coleta de dados de precipitação, registraram chuva conforme exposto no mapa abaixo, com valores acumulados em “mm” no período. Percebe-se que na metade sul do Paraná, os registros são os mais significativos no período. Na imagem de satélite também abaixo nota-se o panorama da nebulosidade no sul do país momento, com uma maior presença de nuvens baixas entre o oeste e centro do estado, setores onde há chuva fraca e pontual no momento.

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 24 de Setembro de 2017 - 19 h 53 min

Chove entre municípios dos setores noroeste, centro-oeste, oeste e sudoeste do Paraná nesta noite de domingo. A chuva ocorre em áreas agrícolas e, apesar de fraca/moderada, é contínua desde a última hora. Nas outras regiões paranaenses há muita nebulosidade, porém sem registro de chuva significativa. Nas faixas norte e oeste do Estado está mais abafado, com temperaturas ainda superiores aos 25°C em muitas cidades. Em Curitiba faz 15°C.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 24 de Setembro de 2017 - 16 h 22 min

A tarde de domingo novamente apresenta chuvas no estado do Paraná. Porém, diferentemente do registrado no sábado, as chuvas mais significativas estão concentradas no oeste e centro-oeste do Estado. A imagem do radar meteorológico localizado em Cascavel mostra os vários núcleos de chuva desde a fronteira com a Argentina até o sul da grande Londrina, região Norte do Paraná. Na microrregião de Campina da Lagoa, as chuvas são muito fortes e estão acompanhadas de uma grande incidência de descargas atmosféricas. Dos Campos Gerais até as praias, o céu continua encoberto com sensação de frio.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 24 de Setembro de 2017 - 11 h 17 min

Final de manhã de domingo com muita nebulosidade e registros de chuvas fracas e isoladas sobre o Paraná. Uma frente fria que se desloca pelo oceano na altura do litoral paranaenses, mantém a instabilidade atmosférica principalmente nas regiões da metade sul do Estado. Assim, as temperaturas apresentam-se amenas, em relação aos últimos dias, como mostra o mapa abaixo. 

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 24 de Setembro de 2017 - 08 h 15 min

O deslocamento de uma frente fria pelo oceano, mantém o tempo instável em parte do Paraná no decorrer deste domingo. Neste começo de manhã, há registros de chuvas fracas/chuviscos isolados nas regiões oeste, centro-sul e leste. A imagem do satélite ao lado, mostra a nebulosidade associada à frente fria.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 24 de Setembro de 2017 - 05 h 35 min

Muitas nuvens no céu em grande parte do Paraná, mas principalmente na metade sul do estado. Na imagem de satélite abaixo nota-se o panorama das nuvens sobre a região, com céu mais encoberto em parte do leste paranaense, mas sem chuvas significativas no momento. Entre o sábado e as primeiras horas deste domingo, pelas estações meteorológicas do SIMEPAR e INMET, as chuvas registradas estão representadas no mapa com dados de chuva abaixo. Em áreas do oeste, sul e leste do estado, algumas estações registraram valores de 10 a 30 mm de precipitação. 

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 23 de Setembro de 2017 - 22 h 52 min

As chuvas seguem mais concentradas entre os Campos Gerais e o Centro-Sul, porém continuam bem isoladas. Também chove em alguns municípios do sudoeste do Paraná, enquanto que nas demais regiões apenas há bastante nuvens e a sensação é de tempo bastante abafado. Até agora, nas áreas das cidades de Guarapuava e de Irati é que a chuva foi mais significativa, com acumulado em torno dos 30 mm.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122