Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 26 de Fevereiro de 2017 - 19 h 55 min

Ainda chove na região litorânea e também em municípios do norte da região metropolitana de Curitiba. No sudoeste, uma pequena área de tempestade ainda está associada a descargas atmosféricas (na região de Mangueirinha, próximo a Pato Branco). Outras áreas de chuva ainda podem ser observadas pelo Estado, mas com pouca intensidade e já em processo de dissipação. 

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 26 de Fevereiro de 2017 - 16 h 48 min

Aglomerados de nuvens com chuva e trovoadas, principalmente entre os setores oeste e sul do estado. Pela imagem de satélite ao lado, nota-se a nebulosidade entre estas regiões do Paraná, onde há chuva no momento forte em área isolada, acompanhadas de trovoadas. Também em Santa Catarina, próximo da divisa com o Paraná, sendo no estado próximo as regiões dos municípios de Marmeleiro e Palmas, há temporais localizados no momento. 

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 26 de Fevereiro de 2017 - 11 h 40 min

Fim de manhã com temperatura elevada nas áreas mais no oeste do Paraná. Ocorreu expressivo aquecimento nas últimas horas e está quente e abafado na maioria das regiões do Estado. Por enquanto são poucos os municípios com chuva (bem isolada), mas após o meio-dia é rápida a formação/intensificação de nuvens.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 26 de Fevereiro de 2017 - 08 h 43 min

A manhã deste domingo de carnaval começou com bastante nebulosidade entre as áreas do centro, leste e norte do Paraná. Essa maior cobertura de nuvens mantém o céu nublado por mais uma ou duas horas em várias cidades, mas depois a tendência é de aberturas de sol. Está mais ensolarado entre o oeste e sudoeste do Estado, onde as temperaturas apresentam rápida elevação. Entre a RMC e o Litoral predomínio de céu parcialmente nublado e temperatura agradável.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 26 de Fevereiro de 2017 - 03 h 02 min

Na madrugada de hoje ainda há muitas nuvens em várias regiões do Paraná, sendo que no oeste, na região de Cascavel as nuvens estão mais concentradas, e no início da madrugada ainda tinha chuva nessa região. No momento há pequenas áreas de chuva em alguns bairros de cidades como Reserva, Faxinal e Marilândia do Sul. Chove também no oceano, próximo ao litoral norte de Santa Catarina e sul do Paraná. Com relação a temperaturas, Palmas registra 17 ºC agora e é a cidade com menor valor do Estado.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 25 de Fevereiro de 2017 - 19 h 42 min

Áreas de chuvas ainda estão sendo registradas no Estado: na área central, próximo a Guarapuava , um núcleo intenso se destaca, assim como o de Castro, próximo a Ponta Grossa. Estas áreas ainda estão com chuva forte e raios, mas gradativamente devem perder força. Outros núcleos de chuva ainda são registradas no sul e sudoeste, e também no norte, próximo a Londrina e Maringá.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Fevereiro de 2017 - 14 h 22 min

O início de tarde é com chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, mas não chove em todos os municípios. As chuvas são originadas localmente, pois quase não apresentam deslocamento. As chuvas mais fortes, com muitas trovoadas, ocorrem entre a Serra do Mar e parte do Litoral. Está quente e abafado em todo o Estado, condição que mantém o tempo mais instável até a noite.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Fevereiro de 2017 - 11 h 31 min

O fim da manhã já apresenta um expressivo aumento da nebulosidade e pequenos núcleos de chuva sobre o Paraná. A sensação é de tempo bem abafado por causa da alta umidade do ar e da temperatura relativamente elevada. E é exatamente a combinação de calor e umidade que facilita a intensificação e desenvolvimento de nuvens de chuva no decorrer da tarde. Nesse momento os radares meteorológicos detectam chuvas muito isoladas, mas nas próximas horas já pode chover de forma um pouco mais abrangente no Estado.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Fevereiro de 2017 - 08 h 56 min

O predomínio é de sol nas regiões paranaenses na manhã deste sábado. As temperaturas estão agradáveis em grande parte do Paraná. Por enquanto o tempo não muda, mas a partir da tarde já teremos alterações. Do oeste ao norte do Estado ocorre um aquecimento mais rápido nas próximas horas. 

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 25 de Fevereiro de 2017 - 04 h 09 min

Estamos quase no final do mês de fevereiro o qual está sendo caracterizado por altas temperaturas no período diurno. Inclusive as temperaturas elevadas durante as últimas tardes foram intensificadas pelo predomínio do Sol, que favoreceu ao rápido e contínuo aquecimento. Na capital do Paraná a temperatura máxima média deste fevereiro/2017 está 02 ºC acima da média da estação nos últimos 20 anos. Maringá também está com essa diferença de 02 ºC mais quente. As demais estações registram valores dentro da média ou de 01 ºC acima da média. Ou seja, está sendo um fevereiro muito quente.

Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122