Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 18 de Janeiro de 2018 - 17 h 46 min

Esta quinta-feira está sendo mais uma tarde com vários eventos de temporais sobre o Paraná. Como pode ser observado com a imagem de radar os temporais estão mais concentrados no oeste e na faixa norte, nessas regiões chove forte e com muitos raios em vários municípios. Na última hora o destaque vai para Apucarana que registrou 57 mm em torno de 1 hora. Rajadas de vento forte acompanharam esse temporal chegando a 73 km/h às 17 horas.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 18 de Janeiro de 2018 - 14 h 02 min

Às 14 h o radar meteorológico de Cascavel identifica duas linhas de instabilidade às quais são acompanhadas de raios ao longo da fronteira oeste do Paraná com o Paraguai. Estas linhas devem ser acompanhadas de rajadas de ventos moderadas a fortes.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 18 de Janeiro de 2018 - 13 h 21 min

Nesta primeira hora da quinta-feira nossos radares meteorológicos observam a presença de alguns núcleos chuvosos. As chuvas mais intensas ainda não estão presentes sobre o Paraná. Os dados foram organizados às 13 h e 10 min.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 18 de Janeiro de 2018 - 09 h 05 min

O dia amanheceu com temperaturas altas na maior parte do estado, exceto no centro-sul e nos Campos Gerais onde a nebulosidade concentrada amenizou as temperaturas. Nas praias as temperaturas estão bastante elevadas.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 18 de Janeiro de 2018 - 03 h 53 min

Madrugada de tempo instável no Paraná. Há muita nebulosidade sobre o Estado e chove em várias cidades. As chuvas estão mais expressivas entre o Noroeste e o Vale do Ivaí nesse momento, mas também está chovendo com fraca intensidade entre os Campos Gerais, parte da RMC e Litoral. No sudoeste paranaense, na área de divisa com Santa Catarina, também está voltando a ter registro de chuva. 

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 17 de Janeiro de 2018 - 21 h 41 min

Ainda há muita nebulosidade provocando chuvas no Sul do país, assim como no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Como pode ser observado na imagem de satélite há muitos pontos onde as nuvens são bem desenvolvidas verticalmente, frias, e que tem potencial para manter os eventos de chuva ao longo das próximas horas. Segue os maiores volumes de hoje nas estações meteorológicas do Simepar: Curitiba 26 mm, Ponta Grossa 33 mm, Castro 48 mm e Palmital 60 mm. 

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 17 de Janeiro de 2018 - 17 h 59 min

No decorrer desta quarta-feira a nebulosidade está bem variável sobre o Paraná, tem regiões onde o sol aparece com poucas nuvens e outros setores onde a nebulosidade persiste ao longo do dia. As chuvas também ocorrem em vários municípios do Estado, mas de forma mais irregular em sua distribuição espacial. Mesmo assim as temperaturas se elevaram no Paraná, com núcleos mais quentes no noroeste e no litoral. A exceção fica por conta da região entre Telêmaco Borba e Jaguariaíva.  

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 17 de Janeiro de 2018 - 14 h 45 min

Às 14 h e 40 min nosso radar met. de Teixeira Soares identificou ao menos três conjuntos chuvosos os quais se deslocam no sentido oeste para leste. Acompanhem a evolução destas áreas através das imagens dos nossos radares atualizadas no site.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 17 de Janeiro de 2018 - 13 h 57 min

O radar meteorológico de Teixeira Soares identificou, às 14 h, uma célula com chuvas moderadas localizadas ao sul da Região Metropolitana de Curitiba. Esta área está em desenvolvimento e apresenta um deslocamento de oeste para leste isto é, se dirige em direção às áreas que foram atingidas pelas fortes chuvas no dia de ontem. Acompanhe a evolução das chuvas através da imagens atualizadas dos nossos radares meteorológicos em nosso site.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 17 de Janeiro de 2018 - 13 h 03 min

Na figura reproduzimos uma das simulações (modelo GFS) utilizadas no SIMEPAR para as variáveis: chuva (área colorida), vento (bardelas) e pressão atmosférica (linhas contínuas em preto) para às 21 h de hoje. Há um núcleo de baixa pressão atmosférica prevista para o litoral do PR e de SC. As áreas com chuvas, variando de fracas a moderadas, se distribuem do centro/norte do RS em direção ao norte. As chuvas mais significativas são previstas para o sudeste do Paraná e o nordeste de Santa Catarina. A direção predominante do vento simulado para o Paraná varia de leste a norte. Esta simulação ilustra que a massa de ar que predomina sobre o estado permanece instável.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2018 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122