Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 22 de Junho de 2017 - 11 h 47 min

Condições atmosféricas bem distintas entre os setores oeste e leste do Paraná. Desde a região Sul até o Litoral do Estado, a nebulosidade baixa continua presente, por isso as temperaturas seguem baixas, como por exemplo na Lapa, que tem temperatura na casa dos 15,0 °C. Já nas demais regiões do Estado, o tempo está seco e o Sol brilha, condição que favorece para um maior aquecimento diurno. A predominância dos ventos é de nordeste.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 22 de Junho de 2017 - 08 h 15 min

Os ventos úmidos seguem transportando umidade do Oceano Atlântico para o setor leste do estado do Paraná. Associado as serras do Mar e Geral, as nuvens continuam se desenvolvendo e por isso, o dia amanhece encoberto dos Campos Gerais até as praias. Durante o dia, a intensidade do vento perde um pouco de força e com isso a nebulosidade diminui, mas mesmo assim, ainda vamos ter um dia com o Sol aparecendo por poucos momentos. Nos demais setores, o Sol brilha desde cedo e assim, o tempo fica mais agradável em relação a região Leste do Paraná.

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Junho de 2017 - 04 h 13 min

Madrugada de tempo estável em grande parte das regiões paranaenses. Apenas entre a RMC, Serra do Mar e as praias são registradas chuvas fracas/chuviscos isolados. Até às 4h, as menores temperaturas são registradas na região centro-sul do Estado, como mostra o mapa ao lado.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 21 de Junho de 2017 - 22 h 45 min

Declínio de temperatura no Paraná, mas já não faz tanto frio como nas últimas noites. A nebulosidade persiste entre a RMC, Serra do Mar e o Litoral, enquanto que nas outras regiões do Estado o tempo está mais aberto. Em Curitiba a temperatura está em torno dos 12°C nos termômetros.

Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 21 de Junho de 2017 - 18 h 21 min

Noite de tempo estável na maioria das regiões do Paraná, no entanto entre o leste e o litoral permanece com céu nublado e até mesmo com chance de chuvisco ocasional na Serra do Mar. As temperaturas estão mais amenas entre a RMC, os Campos Gerais e o Centro-Sul, enquanto que nas áreas mais ao norte e oeste do Estado os valores ainda estão superiores aos 20°C em várias cidades.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 21 de Junho de 2017 - 14 h 05 min

Muitas nuvens ainda sobre o leste do Paraná, enquanto que nas demais regiões o Sol predomina, favorecendo com isto para uma elevação mais acentuada das temperaturas. Na imagem ao lado se pode notar o panorama da nebulosidade pelo canal visível do GOES 13, na última hora. Também estão dispostos alguns valores de temperatura recentes no Paraná.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 21 de Junho de 2017 - 08 h 56 min

Muitas nuvens nesta manhã de início de inverno no setor leste do Paraná. Os ventos com umidade do mar predominando entre os quadrantes sul/sudeste contribuem com incursão de umidade até a região. Em média as temperaturas no estado estão um pouco baixas neste primeiro dia de inverno, mas o frio não é tão intenso na maioria das regiões. Nos Campos Gerais, região de Telêmaco Borba a temperatura foi a mais baixa do estado, com 6,4 ºC. 

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 21 de Junho de 2017 - 04 h 15 min

A estação do inverno teve início nesta madrugada com tempo estável em grande parte das regiões paranaenses. Apenas entre a Serra do Mar e as praias, há registros de chuvas fracas/chuviscos ocasionais. A massa de ar frio que avançou pelo Sul do País, já perde força e as temperaturas apresentam uma pequena elevação em relação a última madrugada. O mapa ao lado, mostra as temperaturas mínimas registradas até às 04h, pelas redes de estações meteorológicas do SIMEPAR e INMET.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Junho de 2017 - 00 h 15 min

O inverno começa oficialmente nesta madrugada com temperaturas baixas, principalmente na região centro-sul do Estado. Chuva fraca/ chuviscos são registrados no litoral norte do Paraná. A figura ao lado mostra a distribuição da temperatura registrada à meia-noite nas estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Junho de 2017 - 20 h 23 min

O tempo segue estável, sem chuva em praticamente todo o Estado. Apenas na região litorânea ainda há registro de chuva, principalmente no litoral norte, na divisa com o estado de São Paulo. A figura ao lado mostra a temperatura registrada às 20 horas na rede de estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET no estado do Paraná.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122