Muitos estragos no PR (30/05/19). Tornado em Santa Maria do Oeste.

Nos últimos dias tivemos muita chuva no Paraná. Além das precipitações, que superaram os 100 mm em vários setores, houve registro também de temporais.

Na quinta-feira (30/05/19), durante a madrugada e manhã, houve forte chuva em Guarapuava (30,0 mm em apenas 15 minutos), granizo em Rio Branco do Sul e temporal em Curitiba (com ventos acima dos 80 km/h). Muitos estragos e transtornos nestas cidades, e infelizmente com um óbito em Guarapuava.

Granizo em Rio Branco do Sul

Durante a tarde houve registro de forte tempestade na região de Santa Maria do Oeste, região de Pitanga, com observação de um tornado na cidade. Como normalmente ocorre este fenômeno provocou destruição em alguns pontos do município (localidade rural da “Pratinha” foi a mais atingida). Este evento ocorreu perto das 15h30min. Radares do Simepar detectaram forte tempestade no local.

Radar de Cascavel - 15h25min do dia 30/05/19

De acordo com as análises realizadas e com auxílio das informações veiculadas pela imprensa, os ventos estimados ultrapassaram os 100 km/h. Seguimos analisando informações e assim que possível atualizaremos a situação deste evento em particular.

Estragos em Santa Maria do Oeste