O satélite meteorológico é um equipamento que realiza o monitoramento do tempo e do clima da Terra a partir do espaço, permitindo a identificação dos sistemas atmosféricos e o posicionamento das nuvens tanto à noite quanto de dia. Além disso, estes equipamentos são utilizados para o monitoramento de queimadas, níveis de poluição, desmatamentos, correntes marítimas e atividade de vulcões.
Aqui são apresentadas imagens do satélite meteorológico GOES-16, no canal do Infravermelho. O Simepar recebe estas imagens com atualização a cada 15 minutos, auxiliando a vigilância meteorológica do Paraná e áreas vizinhas.
Nestas imagens, a informação apresentada refere-se a temperatura no topo das nuvens sendo que temperaturas mais baixas (Muito Frio) representam nuvens mais desenvolvidas verticalmente, que estão diretamente associadas com potencial risco de temporais. Estas nuvens são identificadas pelas cores rosa, branco, preto e vermelho na imagem.
Nuvens mais baixas, como as de nevoeiro, são apresentadas por tons de azul e cinza, destacada pela palavra "Frio" na escala da imagem.