Encerrada a edição 2019 do Alerta Geada - 25 anos

Na última sexta-feira (13 de setembro) foi encerrada a edição de 2019 do Alerta Geada. Este projeto é um trabalho conjunto entre o Sistema Meteorológico do Paraná -  SIMEPAR e o Instituto  Agronômico do Paraná - IAPAR e que completou 25 anos de atividades ininterruptas neste ano.

No Alerta Geada o SIMEPAR analisa as condições meteorológicas atuais,  as previsões numéricas de temperaturas e gera a cenário de ocorrência de geadas para todo o estado do Paraná por categorias (ausência de geadas, geada fraca, geada moderada ou geada forte) para um horizonte de até três dias. Com  essas informações o IAPAR gera informações de aconselhamento agrícola e de manejo de culturas que podem ser fortemente impactadas pelo fenômeno meteorológico.

O principal foco deste alerta na sua concepção foi a cultura do café, na qual as mudas deste cultivar e até mesmo as plantas já desenvolvidas podem ser afetadas por temperaturas próximo ou abaixo do zero grau. Temperaturas baixas assim são de ocorrência relativamente comum durante o inverno na Região Sul do Brasil. Nos dias atuais, não apenas os cafeicultores paranaenses são beneficiários diretos dessas informações mas todos aqueles que possuem culturas sensíveis ao frio intenso.

A edição deste ano foi iniciada em 09 de maio e, durante os 127 dias que se passaram, as previsões de geadas foram disponibilizadas pela internet e pelo aplicativo IAPAR Clima para que os agricultores pudessem ter a melhor informação para as tomadas de decisão relativas à ocorrência do fenômeno.

Neste ano ocorreram alguns eventos de geadas muito intensas como as ocorridas entre os dias 06, 07 e 08 de julho, com temperaturas mínimas negativas observadas em grande parte do estado do Paraná. Todos os eventos observados em 2019 foram previstos pelo Alerta Geada com a antecedência adequada, permitindo aos agricultores tomarem as providências necessárias para mitigar os efeitos das baixas temperaturas em suas lavouras.

Com o fim da edição do Alerta Geada de 2019, o SIMEPAR e o IAPAR cumpriram o maior objetivo deste projeto que é gerar informações e previsões de grande assertividade para que o impacto de geadas de forte intensidade sejam corretamente mitigadas pelo agricultores. Até mais e… nos vemos novamente em 2020!