Primavera de 2019

Início às 04h50min de 23 de setembro de 2019 e término à 01h19min de 22 de dezembro de 2019

Características climáticas da primavera no Paraná

Chuva - Na primavera é observado um aumento natural no volume das chuvas em todo Estado do Paraná conforme a climatologia. As precipitações são decorrentes do deslocamento de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) e de eventos de curta duração que se desenvolvem no Estado devido à associação das temperaturas altas com a maior quantidade de umidade no ar. Também é comum ao longo da estação a atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) que se formam na região do Paraguai e ingressam no Paraná ou se desenvolvem no próprio Estado. Ocorrências de eventos severos como rajadas de ventos fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da climatologia da primavera no Paraná. A previsibilidade dos eventos severos é da ordem de horas.

Temperaturas - As temperaturas também apresentam aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida. As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores de temperatura mínima e temperatura máxima da primavera. A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão.  

A tabela a seguir mostra os valores das médias históricas de chuva (faixa de variação), temperatura mínima e temperatura máxima para cada região do Paraná nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Condições atmosféricas e oceânicas em larga escala

As condições atmosféricas e oceânicas de grande escala durante agosto e início de setembro de 2019 indicaram o fim do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), pois em grande parte da bacia do Oceano Pacífico Equatorial as temperaturas da superfície do mar estavam abaixo de 0,5 °C. E as previsões da maioria dos modelos de clima mostram a continuação da neutralidade do ENOS nos próximos meses.

Como será a primavera de 2019  

O prognóstico climático para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2019 para o Estado do Paraná é:   A tendência das temperaturas é de que os valores fiquem próximos a acima da média histórica. O início da estação apresenta maior amplitude térmica - diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, a qual diminui progressivamente à medida que o verão se aproxima. Grandes variações na temperatura ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas. Contudo, a previsão desses eventos está inserida no prognóstico de tempo. O regime das chuvas no Estado do Paraná ao longo da primavera irá acompanhar o comportamento médio histórico, conforme tabela acima, exceto no mês de outubro, que deverá registrar chuva abaixo da climatologia. A ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes, faz parte da climatologia da estação. Contudo, a previsibilidade desses fenômenos é de horas a alguns dias.

Informações sobre as condições do tempo e clima no Estado do Paraná podem ser obtidas através do telefone (0xx41) 3320-2020 ou pelo endereço www.simepar.br.

Alerta sobre o uso das Previsões Climáticas (PC): a PC disponibilizada pelo Simepar é proveniente da análise de informações do monitoramento climático global e dos modelos de previsão climática do CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), IRI (International Research Institute for Climate Prediction), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e CPC/NCEP (Climate Prediction Center). Essa informação é disponibilizada ao público em geral; porém, nenhuma garantia implícita ou explícita é dada pelo Simepar.  A responsabilidade pelo uso das informações contidas neste boletim de previsão é do usuário. A PC informa o estado dominante do clima (médias das chuvas e das temperaturas regionais) para o trimestre da previsão. Eventos severos como vendavais, granizo e tempestades não são abordados neste boletim de previsão. O risco da ocorrência de eventos severos condicionados aos padrões climáticos pode ser estimado pelo Simepar mediante solicitação especial. A resolução espacial e temporal da PC não é adequada para o planejamento de atividades de lazer como viagens e eventos.