La Niña e a primavera 2020

BOLETIM CLIMÁTICO PARA A PRIMAVERA 2020

Início: dia 22 de setembro de 2020 às 10h31

Término: dia 21 de dezembro de 2020 às 07h02

Características climáticas da primavera no Paraná

Chuva - De acordo com os registros da climatologia, durante a primavera é observado um aumento natural na quantidade de eventos e no volume das chuvas em todo o Paraná. As chuvas são causadas principalmente pela passagem de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) e de outras formas de instabilidade de curta duração que se desenvolvem no Estado em função das temperaturas altas e da maior quantidade de umidade no ar. Nesta estação também são esperadas a atuação dos chamados Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que são aglomerados de nuvens de tempestade que se formam na região do Paraguai e ingressam no Paraná ou se desenvolvem dentro da área do próprio Estado. Por ser considerada uma estação de transição entre os regimes climáticos do inverno e do verão, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos como rajadas de ventos fortes, granizos e grande quantidade de raios. A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é muito difícil de ser realizada com grande antecedência. Dessa forma, o monitoramento sistemático da situação meteorológica na área do Paraná e seus arredores e a emissão de alertas de curto prazo (da ordem de poucas horas) para eventos dessa natureza são essenciais para as ações de prevenção e mitigação dos efeitos desses eventos severos na sociedade.

Temperatura - As temperaturas médias mensais também apresentam aumento em seus valores médios durante a primavera. As regiões oeste, sudoeste, norte e litoral paranaenses apresentam os maiores valores de temperaturas mínimas e máximas da primavera. A primavera tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes (em média) à medida que se aproxima do verão.

A tabela a seguir mostra os valores das médias históricas de chuva (faixa de variação), temperatura mínima e temperatura máxima para cada região do Paraná nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Condições atmosféricas-oceânicas em larga escala

Após um período considerado de neutralidade climática (em que não havia a predominância nem do El Niño assim como de sua "irmã" La Niña) que durou alguns meses durante este ano, os indícios observacionais e os previstos pelos modelos numéricos especializados apontando que o Oceano Pacífico Equatorial entraria em uma fase fria no último trimestre de 2020 foram sendo confirmados até que, durante o mês de agosto, o "check list" para a determinação da vigência do fenômeno foi confirmado.

Numa perspectiva mais geral, o sistema atmosfera-oceano se mostrou  consistente e alinhado com as principais condições necessárias para a determinação da existência do fenômeno La Niña.

Com base nesses fatos, evidências, dados e cenários, a National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA definiu no dia 10 de setembro que o fenômeno La Niña está configurado e deverá ser o principal drive climático para os próximos três a seis meses a ser acompanhado.

A maioria dos modelos analisados pelo International Research Institute for Climate and Society - IRI e Climate Prediction Center - CPC/NCEP prevê a continuação de La Niña (índice Niño 3-4 inferior a -0,5 °C) durante as estações da primavera e do verão de 2020-2021 no Hemisfério Sul. O consenso climático indica que o evento deve ter intensidade fraca a moderada (índice Niño 3-4 próximo a -1,0 °C) durante o pico desta temporada (entre novembro/2020 e janeiro/2021). Em resumo, as condições La Niña estão presentes e provavelmente continuarão durante o verão de 2020/2021 com probabilidade de 75 %.

Com base neste cenário climático global descrito, o prognóstico climático durante o trimestre outubro, novembro e dezembro de 2020 para o estado do Paraná é:

  • O cenário climático para a primavera será a configuração de um evento La Niña, com intensidade fraca a moderada na bacia do Oceano Pacífico Equatorial;
  • A temperatura média do ar é esperada ficar próxima a ligeiramente acima da média climatológica para os próximos 3 meses. O início da estação apresenta maior amplitude térmica - diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, a qual diminui progressivamente à medida que o verão se aproxima. Grandes variações na temperatura ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas. Contudo, a previsão desses eventos está inserida no prognóstico de tempo;
  • A chuva no Paraná ao longo da primavera vai aumentar progressivamente conforme a estação se consolida, porém são esperados períodos de vários dias sem chuva, como verificado durante o outono e o inverno deste ano. O comportamento médio para os volumes de chuva durante a primavera é de quantidades ligeiramente abaixo da climatologia a próximo da normal. A distribuição espacial das chuvas ainda será muito irregular. Com esse cenário, ainda não há uma boa perspectiva de recuperação sustentada do déficit hídrico para grande parte do estado do Paraná, em especial na área da Região Metropolitana de Curitiba durante a estação.