PRORROGADO - Chamada Pública para Seleção de Bolsistas DTI - SIMEPAR 03/2025 - Bolsa Geomática
O SIMEPAR (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST) do Estado do Paraná, instituição que atua no monitoramento hidrometeorológico e ambiental, abre chamada pública para seleção de bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI) para auxiliar em projetos que envolvem análise ambiental, com foco em Controle de Qualidade de Produtos Cartográficos. O regime deverá ser presencial.
Os requisitos necessários são:
- Técnico em Geomática ou Topografia ou Graduação em Engenharia Cartográfica, Engenharia de Agrimensura, Geografia (com ênfase/especialização em Geoprocessamento ou Sensoriamento Remoto), ou áreas correlatas.
- Experiência comprovada em análise, processamento e controle de qualidade de produtos de geomática.
Conhecimentos Técnicos Desejados:
- Recobrimento Aerofotogramétrico: Princípios da fotogrametria aérea, planejamento de missões de voo, calculo de recobrimento lateral e longitudinal, avaliação da qualidade das imagens aéreas (resolução, sobreposição, ausência de nuvens), conhecimento de sistemas de navegação e posicionamento (GPS/GNSS, IMU).
- Perfilamento a LASER Aerotransportado (LiDAR): Princípios do Lidar aéreo, planejamento de aquisição de dados lidar (densidade de pontos, sobreposição de faixas), avaliação da qualidade dos dados brutos (calibração, ruído), conhecimento de sistemas lidar e seus parâmetros.
- Classificação da Nuvem de Pontos: Técnicas de classificação automática e manual de nuvens de pontos Lidar (terreno, vegetação, construções, hidrografia), avaliação da precisão e acurácia da classificação, identificação e correção de erros de classificação.
- Modelo Digital de Superfície (MDS): Métodos de geração de MDS a partir de dados fotogramétricos e/ou LiDAR, avaliação da resolução e precisão do MDS, identificação e correção de artefatos.
- Modelo Digital de Terreno (MDT): Métodos de geração de MDT a partir de dados Lidar (filtragem da vegetação), avaliação da precisão e representatividade do MDT, identificação e correção de erros.
- Ortofotomosaico RGB e NIR: Processos de ortorretificação de imagens aéreas, geração de mosaicos de ortofotos, controle de qualidade do ortofotomosaico (precisão posicional, ausência de distorções e emendas visíveis, balanço de cores).
- Geração da Altimetria (Curvas de Nível e Pontos Cotados): Métodos de geração de curvas de nível e pontos cotados a partir do MDT, avaliação da precisão e representatividade das informações altimétricas, conhecimento de simbologia cartográfica.
- Base Hidrográfica: Técnicas de extração e representação de feições hidrográficas a partir de dados fotogramétricos, LiDAR e outras fontes, aplicação de normas de representação cartográfica para hidrografia, incluindo sistema de Ottocodificação.
- Restituição Planimétrica Digital e Reambulação: Técnicas de restituição fotogramétrica digital para extração de feições planimétricas (edificações, vias, etc.), processos de reambulação para atualização e correção de bases cartográficas existentes, aplicação de normas de representação cartográfica para o plano.
O valor da bolsa é compatível com a experiência do candidato e o tempo de contratação máximo será de 24 meses.
Os candidatos devem enviar e-mail para (cv@simepar.br), com o assunto “Candidato(a) à Bolsa Geomática Julho/2025”. E-mails que não possuírem assunto conforme orientado, não serão considerados.
Enviar Currículos até: 20/07/2025
Junto ao e-mail, devem estar anexados os seguintes:
- Curriculum vitae elaborado pelo candidato;
- Carta de apresentação própria descrevendo a formação, experiências profissionais e acadêmicas e expectativas.
O chamamento dos candidatos selecionados fica condicionado à assinatura e início da execução do Contrato de Gestão entre IAT e SIMEPAR para Homologação dos Produtos Cartográficos do estado do Paraná.
Curitiba, PR, 07 de julho de 2025.
Comissão de Seleção de Pessoal SIMEPAR