Fernando Mendonça Mendes
03 de Abril de 2025
Atualizado às 08:55
Uma frente fria avança pelo mar para o sudeste do Brasil. No Paraná, ainda ocorrem algumas chuvas agora pela manhã, mas de intensidade fraca no momento. Alguns aglomerados de nuvens, com chuva mais significativa, são observados entre SP e RJ.
Júlia Crepaldi Munhoz
03 de Abril de 2025
Atualizado às 04:55
No início da madrugada, chuvas, incluindo tempestades com alta densidade de raios, atingiram áreas das regiões Noroeste e Norte Central. Neste momento, a precipitação ocorre de maneira abrangente e estratiforme, ou seja, precipitação contínua e de fraca a moderada intensidade entre o Norte Central e o Norte Pioneiro. Nos demais setores do Paraná, apenas pancadas irregulares de chuva fraca foram registradas e ainda persistem. A imagem a seguir apresenta os volumes acumulados de precipitação registrados entre 00h e 04h45 pelas estações meteorológicas distribuídas nos municípios paranaenses. O maior acumulado foi observado em Paranavaí, com 19,2 mm.
Leonardo Zucuni Furlan
03 de Abril de 2025
Atualizado às 00:00
O tempo permanece instável no Paraná, principalmente na região noroeste, onde há registro de chuva forte, com temporais localizados, alguns severos, com muitos raios e com possibilidade para rajadas de vento e queda de granizo. Na última hora, choveu 15 mm em Umuarama. O tempo segue abafado com temperaturas mínimas acima dos 20 °C no oeste, noroeste, norte e litoral do Paraná. No centro-sul e nos campos gerais, os termômetros marcam temperaturas na casa dos 18/19 °C. Na imagem de satélite (GOES-16) ao lado, do canal infravermelho térmico (com realce de cores, onde as cores em verde-escuro e cinza representam maior instabilidade), podemos visualizar a distribuição de nebulosidade no Paraná.
Leonardo Zucuni Furlan
02 de Abril de 2025
Atualizado às 17:01
A formação de um sistema de baixa pressão do Rio Grande do Sul ajuda a manter o tempo instável no Paraná nesta quarta-feira. Chuvas bastante irregulares, mas pontualmente intensas, com raios e trovoadas, atingem praticamente todas as regiões paranaenses. Na RMC e no litoral, neste momento, há formação e intensificação de áreas de instabilidade, mas ainda sem registro de raios. Quanto às temperaturas, o maior aquecimento se dá no noroeste, com máximas acima dos 33 °C. Nas faixas oeste, norte, centro-norte, campos gerais, RMC e litoral, as máximas (até o momento) variam entre 27 °C e 32 °C. No sudoeste e centro-sul, principalmente na divisa com SC, as máximas não foram tão elevadas em razão da atuação da frente fria que ainda influencia o tempo no RS e SC com maior cobertura de nebulosidade e ar mais frio.
Nas imagens ao lado temos o mapa com a distribuição das chuvas sobre o estado conforme mostra o mosaico de radares. Abaixo, segue o mapa com o risco para incêndios florestais no PR, válido até às 14h desta quinta-feira.
Samuel Braun
02 de Abril de 2025
Atualizado às 12:56
Áreas de instabilidade atuam em parte do Paraná neste início de tarde. No momento a chuva é mais forte entre o oeste e o sudoeste, conforme mostra a imagem do radar meteorológico. Nas próximas horas novas instabilidades devem se formar a avançar pelo estado.
Júlia Crepaldi Munhoz
02 de Abril de 2025
Atualizado às 04:28
Nesta madrugada, as chuvas cessaram em praticamente todo o estado. No entanto, no litoral norte do Paraná, ainda há ocorrência de chuva isolada, porém persistente. A imagem a seguir, extraída do canal Nighttime Microphysics do satélite GOES-16, mostra a presença de nuvens baixas em áreas das regiões Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais, RMC e de maneira localizada no Norte, que podem se manifestar como névoa úmida ou nevoeiros. Além disso, a imagem apresenta a distribuição das temperaturas mínimas registradas no território paranaense entre 00h e 04h. Nas áreas com nebulosidade baixa, as temperaturas variam entre 17 e 19 °C, enquanto nos demais setores os registros permanecem acima dos 20 °C.
A diferença entre névoa úmida e nevoeiro está na visibilidade. A névoa úmida ocorre quando a visibilidade é maior que 1 km, enquanto o nevoeiro é definido quando a visibilidade é inferior a 1 km.
Imagem adaptada de: Uba, D. M. et al. DSAT - Aplicação para visualização interativa dos dados recebidos pela estação GOES-R do INPE. In: ANAIS DO XX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2023, Florianópolis. Anais eletrônicos... São José dos Campos, INPE, 2023. Disponível em: https://proceedings.science/sbsr-2023/dsat
Lizandro Jacóbsen
01 de Abril de 2025
Atualizado às 21:40
Noite ainda com tempo instável em alguns setores do Paraná. Chuva bem isoladas ocorrem no centro-Sul e também nas faixas norte e oeste do estado. No entanto, são chuvas fracas/moderadas e com pouca ocorrência de trovoadas. Na Serra do Mar também se mantém mais chuvoso (garoa/chuvisco), condição que exige um pouco mais de atenção dos motoristas nas rodovias.
Samuel Braun
01 de Abril de 2025
Atualizado às 14:08
Março/2025 terminou com chuvas abaixo da média histórica na maior parte do Paraná. Tivemos poucos eventos de chuva mais organizados no estado, e dessa forma a maior parte das precipitações ocorreu de forma mais desorganizada. Isso reflete em situações em que a chuva acumulada varia muito mesmo em regiões próximas. Anomalia ficou positiva (chuva acima da média) apenas no centro-sul e no sudeste do estado, em cidades como Guarapuava, União da Vitória e na Lapa. Já em Campo Mourão, Ubiratã, Capanema e Paranaguá o déficit de chuva superou os 100 mm (anomalia negativa)!
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR - é uma entidade de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável - SEDEST.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Ouvidoria: +55 41 3320 2006
Email: ouvidoria@simepar.br