Leonardo Zucuni Furlan
21 de Janeiro de 2025
Atualizado às 23:42
Calor, pancadas de chuva e temporais isolados marcaram a terça-feira no Paraná. Na cidade de Apucarana, no Norte-Central, foram registradas rajadas de 64,4 km/h por voltas das 13h15min devido ao avanço de áreas de instabilidade Em Londrina também foram registradas rajadas de vento mais fortes, com 59 km/h. Os maiores acumulados de chuva foram registrados na Região Metropolitana de Curitiba, como em Lapa que anotou 36,8 mm, e também as regiões Norte-Central e Norte Pioneiro, conforme mostra o mapa ao lado.
No que diz respeito às temperaturas, tivemos novamente grande elevação nos termômetros na faixa litorânea, com máximas de 36,9 °C em Antonina e 36,8 °C em Morretes. A oferta de umidade presente na faixa leste favoreceu tardes abafadas com sensação térmica "nas alturas", com índice de calor de até 52,1 °C em Guaraqueçaba, na Reserva Natural Salto Morato. A figura ao lado apresenta as máximas do estado, destacando também a faixa oeste com o retorno das temperaturas mais elevadas.
Na última figura temos o mapa de risco para incêndios florestais, válido até às 14h desta quarta-feira (22/01). As regiões mais a oeste e sudoeste do Paraná vem recebendo poucos acumulados nas últimas semanas, o que eleva o risco para incêndios florestais.
Lizandro Jacóbsen
21 de Janeiro de 2025
Atualizado às 10:33
Manhã com condições do tempo bastante variadas sobre o Paraná. Há chuva, o sol predomina, tem nuvens, sensação de abafamento... e por aí vai! Nos extremos noroeste e norte, chove nas áreas de divisa com o MS e SP e também mais sul, na divisa com SC. Na faixa central há muitas nuvens, com momentos de céu encoberto. Nas outras regiões/áreas o predomínio é de sol, embora esteja mais ensolarado (céu limpo) mesmo somente no sudoeste.
Leonardo Zucuni Furlan
20 de Janeiro de 2025
Atualizado às 23:52
A noite desta segunda-feira é marcada por variação de nebulosidade no Paraná, com maior cobertura de nuvens na faixa central, oeste e leste (RMC/litoral) em razão da persistência de áreas de instabilidade, algumas em dissipação e outras em formação. Pancadas de chuva com trovoadas localizadas são registradas no noroeste e no nordeste do estado no momento, mas de forma bastante isolada. Na imagem de satélite ao lado, do canal infravermelho térmico, vemos topos mais frios no noroeste, onde ocorre chuva mais forte na altura de Mariluz.
Leonardo Zucuni Furlan
20 de Janeiro de 2025
Atualizado às 18:02
A semana começou marcada por pancadas de chuva típicas de verão e temporais localizados, com fortes rajadas de vento (Cianorte e Ventania com 68,4 km/h). As chuvas se concentraram mais nas regiões Noroeste, Norte Central, Centro-Oriental, Campos Gerais, Centro-Sul, Sudeste e Metropolitana de Curitiba. Além dos temporais, o dia também foi marcado por grande elevação das temperaturas no litoral, com máximas ao redor dos 36/37 °C, com forte sensação de abafamento em razão da umidade presente. Em razão da distribuição das chuvas, não foram registrados grandes acumulados até o momento. Nas imagens ao lado temos as temperaturas máximas registradas nesta tarde, a imagem de radar das 17h30min mostrando as instabilidades isoladas em boa parte das regiões (principalmente no centro-sul e no centro-norte) e também o mapa de risco para incêndios florestais até às 14h desta terça-feira (21/01).
Lizandro Jacóbsen
20 de Janeiro de 2025
Atualizado às 10:15
Manhã de tempo instável em algumas regiões do Paraná. Mas, ao mesmo tempo, o predomínio é de uma condição de bastante variação da cobertura de nebulosidade sobre o estado; isto é, ocorrem aberturas de sol em muitos municípios. Nas faixas norte e litorânea está mais ensolarado hoje, porém o Sol aparece entre nuvens no leste, entre a RMC e parte dos Campos Gerais. Agora, tem pouca chuva: apenas em parte do oeste/sudoeste e ao sul de Curitiba (entre as BRs 116 e 376).
Júlia Crepaldi Munhoz
20 de Janeiro de 2025
Atualizado às 04:11
O escoamento de noroeste favoreceu a canalização de umidade sobre o Paraná, resultando em chuvas que ocorreram e ainda estão ocorrendo nas áreas com cores na imagem ao lado. Essa condição provocou acumulados significativos em vários municípios entre 00h e 04h. Os maiores registros de precipitação foram em Campina da Lagoa (34,2 mm), Tijucas do Sul (25,4 mm), Fazenda Rio Grande (16,2 mm) e Ubiratã (15,8 mm). Possibilidade para inundações repentinas em áreas do centro, Sudeste e leste do estado.
Fernando Mendonça Mendes
19 de Janeiro de 2025
Atualizado às 23:16
No final desta noite, chuvas persistem no Paraná, especialmente nas porções mais ao norte do estado. Áreas de instabilidade seguem provocando chuvas e raios em algumas regiões. A imagem de radar meteorológico ao lado destaca a localização destas chuvas.
Fernando Mendonça Mendes
19 de Janeiro de 2025
Atualizado às 18:53
O tempo no Paraná nesta tarde ficou bastante abafado, especialmente nas regiões oeste e sudoeste, com temperaturas médias acima de 35 °C. Em alguns municípios, os termômetros se aproximaram dos 39 °C. Chuvas isoladas também ocorrem nesta tarde, como pode ser observado na imagem anexa, que destaca os pontos com chuva no momento.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR - é uma entidade de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável - SEDEST.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Ouvidoria: +55 41 3320 2006
Email: ouvidoria@simepar.br