Júlia Crepaldi Munhoz
24 de Abril de 2025
Atualizado às 23:46
Durante a noite, o Paraná mantém-se com nebulosidade significativa e chuva fraca, com destaque para a ocorrência de precipitação estratiforme em diversas regiões do estado ao longo do dia. No momento, há chuva, especialmente na metade leste e norte do estado, e essa precipitação segue se deslocando para o leste. Nas extremidades das regiões Sudoeste, Noroeste e litoral, as temperaturas mínimas ficaram em torno de 18 °C. Já nas áreas Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e na RMC, as mínimas variam de, aproximadamente, 13 °C a 15 °C, sem grande amplitude térmica comparada com as máximas desta quinta-feira. A imagem a seguir mostra a distribuição das temperaturas mínimas entre às 23h e 23h30 no estado.
Júlia Crepaldi Munhoz
24 de Abril de 2025
Atualizado às 17:55
Ao longo do dia, áreas de chuva deslocaram-se do oeste em direção ao leste do Paraná. Essas precipitações ocorreram, e ainda persistem, de forma branda, sem registro de descargas atmosféricas ou rajadas de vento significativas. Atualmente, o sistema que avançou para a região leste encontra-se enfraquecido e segue seu deslocamento com intensidade fraca. Na porção oeste do estado, próxima à divisa com o Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina, novas áreas de chuva, com núcleos moderados, estão avançando em direção ao território paranaense. A imagem a seguir apresenta os acumulados de chuva registrados até as 17h45, conforme medido pelos pluviômetros distribuídos em diversos municípios do Paraná. Hoje, a menor temperatura máxima registrada no estado foi no município de Guarapuava, com 15,7 °C.
Lizandro Jacóbsen
24 de Abril de 2025
Atualizado às 11:33
Manhã de tempo instável em várias cidades do Paraná. Por enquanto, são chuvas fracas na maioria das regiões do estado. A partir da tarde a chuva ganha intensidade, sobretudo do centro para o norte paranaense. As temperaturas seguem com pouquíssima oscilação e tendem a apresentar declínio em função deste dia mais chuvoso.
Leonardo Zucuni Furlan
24 de Abril de 2025
Atualizado às 05:55
A madrugada foi marcada por tempo instável em boa parte do estado, devido ao avanço de um cavado meteorológico (área alongada de baixa pressão), que atravessou os Andes e agora avança para a faixa centro-sul do país, influenciando nas condições atmosféricas. Tal sistema favorece o aumento das nuvens e, somado a convergência dos ventos em baixos níveis, promove a formação de áreas de instabilidade. No momento, chove fraco em várias regiões paranaenses, com maior destaque para as porções mais a oeste, sudoeste e faixa central, avançando em direção à faixa leste. Em decorrência da maior cobertura de nuvens, as temperaturas pouco se alteraram na metade oeste do estado durante a madrugada, o que chamamos de baixa amplitude térmica. No Mato Grosso do Sul, este sistema meteorológico influencia o tempo com chuva forte e tempestades, oferecendo risco para as regiões paranaenses que fazem divisa com o estado nas próximas horas.
Júlia Crepaldi Munhoz
23 de Abril de 2025
Atualizado às 23:36
Nesta noite, as chuvas persistem e avançam gradualmente para as áreas centrais e sul do Paraná, como pode ser observado na imagem a seguir, obtida pelos radares meteorológicos do Simepar. As setas indicam o deslocamento predominante da precipitação, que se mantém generalizada. Ao longo do dia, não foram registrados descargas atmosféricas nem rajadas de vento intensas, o que significa que a chuva tem ocorrido de forma tranquila, sem causar situações severas. Desde a tarde até o momento, a menor temperatura no território paranaense foi registrada no município de General Carneiro, com 11,0 °C, e o maior acumulado de chuva foi em Laranjeiras do Sul, com 0,6 mm.
Júlia Crepaldi Munhoz
23 de Abril de 2025
Atualizado às 17:30
Nesta tarde, já são observadas pancadas isoladas de chuva fraca nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. A instabilidade atmosférica, associada a um sistema de baixa pressão localizado entre o Paraguai e a Argentina, deve avançar para o leste, atingindo especialmente as áreas centrais e sul do estado. Até o momento, não há registros significativos de precipitação. A temperatura máxima registrada nesta tarde foi de 31,0 °C no município de Capanema. A imagem a seguir, extraída dos radares meteorológicos do Simepar, mostra as chuvas que estão ocorrendo no território paranaense.
Paulo Ricardo Bardou Barbieri
23 de Abril de 2025
Atualizado às 08:31
Nesta manhã, áreas de instabilidades se intensificam entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. No Paraná, a instabilidade já aumenta nas regiões oeste e noroeste, com registros de algumas chuvas isoladas, principalmente nas regiões próximas à fronteira com PY e divisa com MS. Nas demais regiões paranaenses, o sol aparece entre nuvens, mas sem registros de chuvas no momento. O mapa mostra as temperaturas mínimas registradas no dia de hoje pelas redes de estações meteorológicas do Simepar e Inmet.
Leonardo Zucuni Furlan
23 de Abril de 2025
Atualizado às 02:26
Madrugada de muita nebulosidade no estado, associada com uma área alongada de baixa pressão (cavado) presente em níveis médios da atmosfera, que instabiliza o tempo a leste da Cordilheira dos Andes. Os ventos que sopram nessa camada (por volta de 5km de altitude) representam bem o deslocamento médio de instabilidades associadas a cavados ou cristas meteorológicas. Hoje, os ventos sopram de oeste/noroeste para leste/sudeste que, em geral, representa o percurso das instabilidades presentes no estado agora, com deslocamento de oeste para leste/nordeste. São instabilidades de fraca intensidade, ou seja, com chuva fraca ou chuvisco em alguns momentos, de forma isolada, principalmente nas regiões oeste, sudoeste e faixa central.
Fernando Mendonça Mendes
22 de Abril de 2025
Atualizado às 15:58
Uma presença de nebulosidade ocorre no Paraná, mas sem chuvas. As temperaturas estão mais elevadas a noroeste, próximo dos 30 ºC, enquanto entre o sul e o leste do estado, ficam próximo dos 20 ºC. Na imagem de satélite, o panorama das nuvens na região.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR - é uma entidade de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável - SEDEST.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Ouvidoria: +55 41 3320 2006
Email: ouvidoria@simepar.br