Júlia Crepaldi Munhoz
25 de Maio de 2025
Atualizado às 23:09
A imagem a seguir, capturada pelo canal “Nighttime Microphysics” do satélite GOES-19, mostra a cobertura de nuvens sobre o território paranaense. Observa-se a presença de nebulosidade baixa, além da possível formação de névoa úmida ou nevoeiros (destacados pela coloração ciano), especialmente nas regiões do Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais, RMC e litoral. Ao longo da noite e da madrugada, a tendência é de aumento da área de abrangência dessa nebulosidade nessas regiões. Nas demais áreas do estado, predomina o céu aberto. As temperaturas mínimas registradas às 22h45 estão indicadas na imagem, sendo a menor observada até o momento na estação meteorológica do INMET em São Mateus do Sul, com 12,3 °C.
Névoa úmida: ocorre quando há gotículas de água menos concentradas na baixa atmosfera, reduzindo a visibilidade entre 1.000 e 5.000 metros;
Nevoeiro: maior concentração de gotículas de água na baixa atmosfera, reduzindo a visibilidade para menos de 1.000 metros.
Samuel Braun
25 de Maio de 2025
Atualizado às 14:43
A tarde é de tempo estável no Paraná. Na maioria das regiões há presença de pouca nebulosidade, conforme pode ser observado na imagem de satélite em anexo. Entre o sudoeste, oeste e o noroeste paranaense está mais quente, com temperaturas perto dos 30°C em algumas cidades (Capanema e Loanda, por exemplo).
Paulo Ricardo Bardou Barbieri
25 de Maio de 2025
Atualizado às 10:00
O dia começou com presença de muitas nuvens entre o centro-sul e o leste do estado e temperaturas em torno dos 12,13 ºC. Neste momento, ainda há presença de nuvens baixas, porém, entre o Vale do Ribeira e o sul do estado. Nas demais regiões, o sol predomina com temperaturas em elevação. No noroeste/oeste, os termômetros registram 23 ºC, em Curitiba 17 ºC e no litoral 22 ºC.
Leonardo Zucuni Furlan
25 de Maio de 2025
Atualizado às 04:05
Os gradientes de temperatura e pressão proporcionam uma madrugada com algumas rajadas de vento no Paraná, variando entre 30 a 40 km/h em algumas localidades, e passando dos 50 km/h no Norte Pioneiro. Joaquim Távora registrou 58,3 km/h no início da madrugada. Esses ventos são comuns na região, principalmente após a passagem de sistemas de alta pressão, quando se encontram um pouco mais afastados do litoral do sul do país. Os ventos sopram do oceano para o continente e, ao encontrarem o relevo do Norte Pioneiro, acabam acelerando, produzindo rajadas de vento mais intensas. A descida dos ventos, de regiões mais elevadas, como nos Campos Gerais, também interfere refletindo na aceleração dos ventos. Tudo isso somado com diferenças de pressão que são geradas entres diferentes tipos de massas de ar entre o continente e o oceano, e também pelo gradiente de temperatura. Nas duas imagens ao lado, é possível identificar as maiores rajadas de vento ocorridas ao longo desta madrugada no Paraná, e juntamente as temperaturas mínimas. Se destacam o Norte Pioneiro (rajadas de vento) e o Centro-Sul/Campos Gerais com as menores temperaturas.
Júlia Crepaldi Munhoz
24 de Maio de 2025
Atualizado às 23:16
No Rio Grande do Sul, há ocorrência de chuva associada a um sistema de baixa pressão, configurado como um cavado, que se estende desde o Paraguai até o estado gaúcho. A nebulosidade alta gerada por esse sistema no Rio Grande do Sul se espalha em direção a Santa Catarina e também atinge áreas do sul do Paraná. Além disso, nas regiões Sudeste, Campos Gerais, RMC e litoral do Paraná, observa-se a presença de nebulosidade baixa. Com base nos registros dos termômetros distribuídos pelo território paranaense, às 23h a menor temperatura foi registrada no município de Palmas, com 13,0 °C. Por outro lado, nas faixas oeste, norte e litorânea, as temperaturas permaneceram acima dos 18,0 °C, com a máxima de 22,0 °C registrada em Loanda. A imagem a seguir, capturada pelo satélite GOES-19, mostra a nebulosidade presente sobre a região Sul do Brasil, juntamente com a distribuição das temperaturas no Paraná às 23h.
Samuel Braun
24 de Maio de 2025
Atualizado às 15:04
A tarde segue com presença de muitas nuvens especialmente entre a região central até as praias do estado, com chuviscos/chuvas fracas no litoral. Em Guaratuba a chuva acumulada ultrapassou os 20 mm neste sábado. No oeste, noroeste e no norte o sol predomina. Nestes setores o risco de incêndios continua mais alto para as próximas 24 horas.
Paulo Ricardo Bardou Barbieri
24 de Maio de 2025
Atualizado às 10:00
Manhã de tempo estável com o sol predominando em grande parte das regiões paranaenses. No sul do estado, divisa com SC, parte dos Campos Gerais e no leste, ainda há uma grande concentração de nuvens com registros de chuvas fracas/chuviscos isolados. Nestes setores, as temperaturas variam entre 14 e 18 ºC. Já no oeste, onde o sol predomina, os termômetros registram 24 ºC. A imagem do satélite mostra a presença da nebulosidade sobre parte do estado.
Leonardo Zucuni Furlan
24 de Maio de 2025
Atualizado às 03:55
A circulação marítima volta a desempenhar papel importante na faixa leste e também nas regiões sudeste e norte pioneiro, favorecendo a formação de nuvens e chuviscos (principalmente no litoral). No interior, o céu se encontra predominantemente limpo, com pouca ou nenhuma nebulosidade. Em algumas localidades há formação de nevoeiros, principalmente em regiões onde há grandes corpos d'água. Noite agradável na maioria das regiões com relação às temperaturas... um pouco mais elevadas nas faixas oeste, noroeste e litorânea. Enquanto nos demais setores as temperaturas sofrem declínio mais acentuado, com 11,4 °C em Palmas. Alguma nebulosidade média/alta avança nas regiões que fazem divisa com SC, em razão do retorno das instabilidades na altura do RS.
Lizandro Jacóbsen
23 de Maio de 2025
Atualizado às 22:59
Noite com tempo estável na maioria das regiões do Paraná. A cobertura de nuvens está mais variável na "metade sul" do estado, embora siga com céu encoberto ente a RMC e o Litoral. Em toda a faixa norte paranaense quase não há nuvens. Alguns nevoeiros se formam nas próximas horas entre o Centro-Sul e os Campos Gerais.
Samuel Braun
23 de Maio de 2025
Atualizado às 14:43
Céu encoberto nos Campos Gerais, RMC e nas praias do estado neste início de tarde. Em alguns poucos pontos há registro de chuviscos e/ou chuvas fracas. Na maior parte do sudoeste, oeste, noroeste e do norte o sol predomina no momento. Próximo a divisa com o Mato Grosso do Sul as temperaturas estão perto dos 28°C.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR - é uma entidade de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável - SEDEST.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Ouvidoria: +55 41 3320 2006
Email: ouvidoria@simepar.br